Lembre-se: você tem um presente à meia-noite deste sábado

Mas pra ganhar este presente, precisa atrasar o relógio em uma hora. Não se esqueça!

Apoie! Siga-nos no Google News

Não, não vai ganhar um relógio de luxo. Mas uma hora a mais pra dormir ou fazer o que quiser. Só não pode esquecer de atrasar uma hora o seu relógio (o horário de celulares e computadores provavelmente vai se acertar sozinho, mas é bom dar uma conferida).

O horário brasileiro de verão termina oficialmente à meia-noite deste sábado, 16 (ou zero hora de domingo, 17).

Mas por que acaba hoje, nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste? A hora em que o sol aparece e se põe em Foz explica.

Amanhecer e anoitecer em Foz

O sol aparece a cada dia mais tarde, com o verão indo para o fim. Foto de Patrícia Iunovich

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, o sol nasceu em Foz às 7h15 (horário de verão). Aí, foi demorando mais um pouquinho para aparecer, minuto a minuto, até chegar a 7h25, neste sábado (16).

Já com o pôr do sol acontece o contrário: no dia 1º deste mês, ele sumiu às 20h28. Aí, cada vez mais cedo, devagarzinho, o sol ia se pondo, até chegar neste sábado às 20h18.

Quer dizer, há menos tempo de luz entre a manhã e o anoitecer, conforme o verão vai se aproximando dos seus últimos 30 dias (termina em 20 de março).

O horário de verão foi criado pra aproveitar mais a luz natural, reduzindo o uso das luzes ao amanhecer e, principalmente ao anoitecer.

Isto, quando isto ainda representava uma boa economia de energia. Nos últimos verões, o calor faz com que o uso de ar-condicionado aumente durante a tarde, e os picos de demanda por eletricidade já não ocorrem mais no final do dia.

O horário de verão, por esse aspecto, não se justifica mais. É por isso que o governo relutou em adotar o horário de verão este ano. E dificilmente adotará para o próximo verão.

Fica agora a disputa entre aqueles que gostam ou que odeiam a mudança de horário.

Pra fechar: não se esqueça de atrasar o relógio à meia-noite. E boa hora a mais de sono no domingo!

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.