Mudança na Saúde de Foz: sai Kátia Uchimura, entra Bobato

O prefeito Chico Brasileiro convocou a imprensa para falar sobre a mudança.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

A Prefeitura divulgou nota, no início da manhã desta quarta-feira (17), para comunicar que o prefeito Chico Brasileiro vai anunciar, em entrevista coletiva, o afastamento a pedido da secretária municipal de Saúde, Kátia Yumi Uchimura.

Para o lugar dela, irá o vice-prefeito Nilton Bobato.

A nota lembra que Kátia assumiu o cargo em abril de 2018, convidada pelo prefeito pelo seu amplo conhecimento na área de gestão de saúde, com  especialização em Saúde Pública. Ela é mestre e doutora em Saúde Coletiva. 

Atuação

A nota da Prefeitura enaltece a atuação de Kátia à frente da pasta, destacando "significativas mudanças".

E cita: organização de processos e fluxos, integrando os serviços antes dispersos em uma rede assistencial;  implantação do e-SUS e PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) na atenção básica, o que garantiu a Foz a 33ª colocação na produção informada no SISAB/Ministério da Saúde entre todos os municípios brasileiros.

E mais: ampliação da oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico; implantação de horário estendido na atenção básica;  implantação de sistema de regulação para consultas e cirurgias eletivas; organização e integração da oferta de ações e serviços na perspectiva de Redes de Atenção à Saúde; implantação de linhas de cuidado prioritárias, com avanços e resultados na saúde da criança e da mulher, como a queda na taxa de mortalidade infantil para 9,45/1.000 N.V. e ampliação da cobertura vacinal.

A nota não informa por qual motivo a secretária Kátia Yumi Uchimura pediu afastamento do cargo, o que deve ser informado pelo prefeito na coletiva à imprensa, marcada para as 14h30 desta quarta.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.