O olhar de duas gerações de foliãs sobre o carnaval de Foz

A cantora Luanna Costa, pioneira do Carnaval da Saudade, e Andressa Caniza, do Bloco do Chá, conversam sobre a folia iguaçuense no programa Marco Zero.

Apoie! Siga-nos no Google News

Cantora há mais de 40 anos, Luanna Costa deixou Santos (SP) para trabalhar no Teatro Plaza Foz, casa de espetáculos que marcou época na fronteira. Moradora de Foz do Iguaçu, Andressa Caniza é estudante do curso de Cinema e Audiovisual na Unila. Em comum, elas são foliãs do carnaval da cidade. 

São duas gerações do carnaval de Foz do Iguaçu. Acompanhada do músico Ademir e de outros artistas convidados, a cantora Luanna Costa foi uma das primeiras a embalar o Carnaval da Saudade, há cerca de 15 anos. A festa popular acontece na equina das ruas Marechal Deodoro e Quintino Bocaiuva. 
Luanna e Andressa foram entrevistadas no programa Marco Zero, iniciativa do H2FOZ e da Rádio Clube FM. Elas participaram do bloco Diz Aí, conduzido por Valentina Rocha. 

Assista à entrevista:

"Sou artista há mais de 40 anos e, de repente, caí aqui, no carnaval de Foz do Iguaçu", relatou Luanna. "Comecei no Carnaval da Saudade, desde o seu início, com as marchinhas. A cidade me adotou, e hoje estou aí, uma figura do carnaval iguaçuense", rememorou. 

Luanna Costa participou das primeiras edições do Carnaval da Saudade – foto Carlos Sossa

Aos 21 anos, Andressa Caniza faz parte de um grupo de 11 amigos que decidiram criar, há quatro anos, o Bloco do Chá. A ideia surgiu quando ainda estavam no Ensino Médio. "Estávamos pegando ritmo de festa e decidimos fazer algo no carnaval", relembrou a jovem foliã. 

Andressa Caniza e uma das promotoras do Bloco do Chá, voltado para jovens – foto Carlos Sossa

Em comum, além do samba no pé, Luanna e Andressa têm ainda o apego ao Carnaval da Saudade. "Começou com um coreto, tinha mais gente no palco do que na avenida. A banda chegava tocando em carros antigos", narrou Luanna Costa sobre as primeiras edições da festa. "Hoje, quem olha para aquilo não sabe como começou. Virou o carnaval da cidade", enfatizou. 

Já Andressa contou que neste ano será a segunda participação do Bloco do Chá – que é voltado para a juventude, com participantes na faixa dos 20 anos – no Carnaval da Saudade. "A gente gosta muito do Carnaval da Saudade. Foz tem muito a oferecer, pois é um destino que recebe pessoas o ano inteiro. Buscamos acrescentar a essa festa, juntamente com os outros blocos", pontuou. 

Diferentemente do Bloco do Chá, Luanna Costa não integrará a programação do Carnaval da Saudade, depois de muitos anos dividindo o palco, devido a mudanças na programação feitas pela Fundação Cultural. A autarquia pública organiza a agenda da festa espontânea na avenida carnavalesca mais democrática de Foz do Iguaçu.

Agenda:

Bloco do Chá 
– Festa de Carnaval (por adesão, com DJ e open chope)
Sábado, 22, às 22h, no Recanto Balneário

– Carnaval da Saudade
Domingo e terça (23 e 25), a partir das 15h

Luanna Costa e Banda Brasil Exporta Som
– Sexta, 21, a partir das 99h, na Praça da Paz, no centro, e segunda, 24, na Praça 7 de Setembro, a partir das 19h, no bairro Morumbi

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.