Passeio noturno percorre quatro museus de Ciudad de Este e Hernandarias

Ação ‘Noite dos Museus’ oferece ônibus e entrada nos espaços gratuitos; tour acontece neste sábado, a partir das 18h.

Apoie! Siga-nos no Google News

Um passeio noturno pela história, cultura e artes presentes em quatro museus de Ciudad del Este e Hernandarias, em Alto Paraná, no Paraguai. E de graça. É o que propõe a Noite dos Museus neste sábado, das 18h à meia-noite, com ônibus e entrada nos espaços gratuitos.

Na região, os museus participantes são o El Mensú e o Museu Aberto da Estação da Arte, em Ciudad del Este; Itaipu – Museu da Terra Guarani  e Tacurú Pucú, na cidade de Hernandarias. Em todo o país, são 50 equipamentos culturais envolvidos na mobilização.

Os passeios começam às 18h, com ônibus para transporte do público em cada um dos quatro museus participantes da ação. Das 17h às 19h, ônibus também sairão a cada meia hora do Shopping del Este, que fica próximo à aduana, do viaduto do km 4 e do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, no Paraguai.

Conforme Marcelo Ayala Silvera, do Museu Aberto Estação da Arte, o passeio é a todos os interessados e não requer inscrição prévia. "O evento é aberto e gratuito a todo público, tanto moradores como turistas", frisou.

Tierra Guarani integra a programação Noite dos Museus – foto Itiapu Binacional

Na Noite dos Museus, os espaços oferecerão programação especial para os visitantes noturnos. Em Ciudad del Este, El Mensú apresentará ações futuras e sua nova identidade visual. O Museu Aberto da Estação da Arte reunirá obras de 13 artistas plásticos da região, arte indígena de três comunidades, além de espaço para a criação artística de forma presencial.

O Museu da Terra Guarani, em Hernandarias, apresentará peças de teatro e uma exposição sobre a história e as atividades do espaço, instituído há 40 anos.

O roteiro noturno pelos museus é uma iniciativa da Asociación Noche de los Museos, em parceria com instituições culturais e o poder público, realizada desde 2017. Clique para saber mais: https://nochedemuseos.org.py/.

Acesso à arte

O Museu Aberto é uma realização do Movimiento Cultural del Este. Entre as atividades previstas na Noite do Museu estão fotografia e audiovisual de artistas de Alto Paraná, com dois grupos indígenas, e espaço de arte ao vivo, das 18h às 22h.

A  direção artística é de Alexandra Serratti  e a curadoria é de Patricia Silva. São colaboradores: Adriana Lomaquiz, Eduardo Areco, Jessica Fernández, Marcelo Ayala Silvera, Marcelo Chaparro, Mery Silva, Noelia Duarte e Raquel Silva.

Fotografia, audiovisual e "arte ao vivo" em Ciudad del Este – foto Divulgação

Para o Museu Aberto, haverá ônibus a cada 30 minutos, em sistema circular de transporte, saindo dos seis pontos integrados à Noite dos Museus.

Para mais informações: marcelocde@gmail.com ou +595 (973) 542420.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.