Pedalada na usina de Itaipu marca mês de prevenção ao suicídio

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, participou do evento, na manhã deste domingo (15).

Apoie! Siga-nos no Google News

Cerca de 200 pessoas participaram, na manhã deste domingo, do 1° Pedal Viver e Sorrir, nas dependências da usina de Itaipu. A promoção foi do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Foz do Iguaçu, do qual participam as empregadas de Itaipu Cristiane Fraga Pimenta e Daniela Rosa Mendes, que organizaram o evento.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, não só deu apoio à iniciativa, como incentivou o trabalho do CVV e também pedalou. Para ele, "o trabalho voluntário de homens e mulheres que fazem o CVV tem um valor inestimável. Todos somos engrandecidos com o despojamento desses anjos da guarda que dedicam seu tempo a cuidar de quem precisa”.

Silva e Luna conclama os participantes e, depois, também vai para a pedalada. Fotos de Aline Albuquerque

A pedalada fez parte da campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo CVV, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

No começo da manhã, a chegada dos participantes, que se organizam para o percurso pelo interior da usina. Foto Aline Albuquerque

Suicídios

Só no Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, muitas vezes por falta de apoio e de conscientização das pessoas próximas. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano.

E o mais grave é que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
 
Setembro Amarelo

A iniciativa do Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, depois que o jovem Mike Emme, então com 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem: "Se você precisar, peça ajuda".

A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. O laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.