H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

“Perseguido pelo prefeito, coloquei meu consultório na praça”, conta médico de Foz em livro

“Perseguido pelo prefeito, coloquei meu consultório na praça”, conta médico de Foz em livro
["Biografia do psiquiatra e escritor Jos\u00e9 Elias Aiex Neto, \u201cUma vida em busca de discernimento\u201d ser\u00e1 lan\u00e7ada nesta quinta"] (Foto: Carlos Sossa )

H2FOZ - Paulo Bogler

Em seu quinto livro, o médico psiquiatra e escritor José Elias Aiex Neto faz uma retrospectiva de sua vida pessoal e pública em Foz do Iguaçu. “Uma vida em busca de discernimento” será lançado nesta quinta-feira, 23, às 20h, na Divisa Veículos, com sessão de autógrafos e conversa com o autor.

Assista à entrevista de Aiex no programa Marco Zero:

 
UMA VIDA EM BUSCA DE DISCERNIMENTO

“Uma Vida em Busca de Discernimento” é a quinta obra do Dr. Aiex, e será lançada nesta quinta-feira, 23 de maio. O autor, que é médico psiquiatra com longa atuação na rede pública de saúde, nos contou um pouco de seu livro e das histórias que estão nele. Assista esta histórica entrevista na íntegra em: https://youtu.be/0l2eN9243hs #marcozero #cultura #livro

Posted by H2FOZ on Wednesday, May 22, 2019

Na publicação, lançada pela Epígrafe Editorial, Aiex rememora passagens da sua infância, a vida acadêmica e o despertar para a consciência social, o início da vida profissional e a extensa atuação na vida pública iguaçuense. Narra sua busca por discernimento e o encontro com a conscienciologia.  

Na década de 1990, Aiex foi aprovado em concurso para trabalhar na saúde pública do município. Desde então, foi secretário de Saúde e Antidrogas, entre outras funções. Integrou e dirigiu diversas organizações sociais e conselhos de políticas públicas de abrangência municipal e estadual, e concorreu em eleições.

Em uma das passagens de “Uma vida em busca de discernimento”, Aiex conta que, nos anos 1990, o prefeito da época o perseguiu por causa de uma medida que havia tomado como secretário de Saúde em Foz. A ordem do gestor, como punição, era para o médico “trabalhar” no pátio da prefeitura.  

“Inconformado com tal atitude pensei em uma maneira de enfrentar o prefeito em alto nível”, diz no livro. “Levei então uma mesa e 3 cadeiras para uma sombra em frente a Prefeitura Municipal e montei um atendimento naquele local”, escreve Aiex.

A repercussão foi grande, destaca o psiquiatra. Em três dias o prefeito revogou a determinação. Ainda assim, Aiex foi encaminhado para outro local de trabalho, e não ao ambulatório de saúde mental, onde era o seu espaço para atender a população.

Lançamento do livro “Uma vida em busca de discernimento”
Data: quinta-feira, 23 de maio
Horário: 20h
Local: Divisa Veículos (Rua Engenheiro Rebouças, 1.028, centro)
Não é necessário apresentar convite ou confirmação prévia de presença

Convite oficial de lançamento do livro - foto Reprodução

 

X