Prefeitos da região fazem reunião emergencial para tratar do ‘agravamento da pandemia’

Cerca de 40 gestores discutiram reforço das medidas de contenção à covid-19, em videoconferência da AMOP. Pauta será levada ao Governo do Paraná. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 

Com o aumento do número de casos confirmados e mortes decorrentes da covid-19, cerca de 40 prefeitos participaram de reunião virtual nesta quarta-feira, 17, promovida pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Além de sugestões aos municípios, a pauta será debatida com o Governo do Estado. 

Os prefeitos aprovaram a criação de uma comissão que irá a Curitiba (PR) reunir-se com o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. O objetivo é buscar alternativas para enfrentamento ao novo coronavírus. 

Entre as ações defendidas pelos prefeitos do Oeste está a abertura de novos leitos hospitalares nas cidades da região. A capacidade de atendimento da estrutura atual disponível já está próxima do limite, informou a assessoria da AMOP. 

“Hoje, a Região Oeste está no epicentro da pandemia no estado, e medidas urgentes precisam ser adotadas, não somente por parte de prefeitos, governador e deputados, mas também por parte de toda a sociedade”, declarou o presidente da AMOP, Rineu Menoncin, o Teixeirinha.

Ele lembrou que, assim como o poder público, a população também deve contribuir para o enfrentamento da pandemia, adotando as medidas sanitárias recomendadas. De acordo com a associação, a taxa média de isolamento regional está abaixo de 40%.

“Não queremos o lockdown, mas, se for necessário, essa medida extrema precisará ser adotada, em nome de vidas que não podem ser perdidas sem que algo seja feito”, asseverou. 

A reunião da AMOP ainda aprovou um conjunto de recomendações às prefeituras associadas. Entre as principais delas estão:

– aumento nas medidas de fiscalização;
– restrição ainda maior no deslocamento de pessoas;
– reforço na divulgação do risco de contágio e outras ações. 

A proliferação da covid-19 vem aumentando em todo o Paraná. No Oeste, a elevação do número de casos em cidades-polos – como Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Medianeira – preocupa as autoridades públicas, que consideram a região um “epicentro” da doença no interior do Paraná. 

(Com informações da AMOP)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.