Programa Oeste em Desenvolvimento é apresentado à diretoria da Itaipu Binacional

Diretor-geral brasileiro da usina, Joaquim Silva e Luna, destacou a importância de projetos estruturantes inerentes à missão da empresa.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Programa Oeste em Desenvolvimento foi apresentado em reunião do Conselho de Administração da Frimesa com a presença de diretores da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de lideranças associativistas da região e de integrantes da mesa diretora do POD. O encontro foi realizado, na quarta-feira (16), na sede da Frimesa, em Medianeira.

Na pauta, os principais desafios para o desenvolvimento da região defendidos pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e a disposição para celebrar parcerias para o enfrentamento de suas propostas. O objetivo é avançar na produção graneleira, pecuária, farmacológica, bem como no turismo, em material de transporte, logística, madeira/celulose/mobiliário, entre outras.

Assista ao vídeo:

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, destacou a importância do encontro com lideranças da região. “É uma satisfação e uma alegria muito grande encontrar esses empreendedores que tanto fazem pela região e pelo país”, afirmou o general, que apresentou um panorama de seus quase oito meses à frente da diretoria brasileira da binacional.

“Estamos fazendo uma gestão austera, reduzindo gastos desnecessários e procurando tornar a empresa mais eficiente e competitiva para o período pós-2023. Ao mesmo tempo, estamos buscando investir em obras estruturantes, que possam deixar um legado para a região”, ressaltou. Segundo ele, a finalidade é atender a todos os convênios inerentes à missão da hidrelétrica, que é produção de energia.

Já o vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Elias José Zydek, apresentou um panorama dos principais eixos de atuação da iniciativa: infraestrutura e logística; energia; saneamento; sanidade agropecuária; Sistema Regional de Inovação (SRI); educação empreendedora; e garantia da propriedade rural.

“Os eixos estruturantes que o Programa Oeste em Desenvolvimento defende coincidem com a visão da nova direção de Itaipu. Estamos entusiasmados. Acreditamos que existem grandes ações e projetos estruturantes para serem feitos em conjunto para impulsionar o desenvolvimento da região”, completou o vice-presidente do POD.

Lideranças na sede da Frimesa, em Medianeira (PR) – Foto Divulgação

Carta

No encontro, as lideranças também assinaram uma moção de apoio do setor produtivo e da sociedade civil organizada em prol da atualização do projeto executivo do ramal da Ferroeste de Cascavel a Foz do Iguaçu e da implantação do novo Porto Seco Trimodal na Região Norte de Foz do Iguaçu, como estratégias definitivas e prioritárias para a consolidação da nova Ferroeste e do Corredor Bioceânico.

O documento será entregue ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e ao representante do Governo do Estado durante o cerimonial de inauguração da nova sede da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional. O evento será na quinta-feira, 24.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.