Supremo do Paraguai impede importação de carros com mais de dez anos de uso

Juízes decidiram contra as ações de inconstitucionalidade na proibição, em ações de cinco importadoras de usados.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Sala Constitucional da Corte Suprema de Justiça do Paraguai decidiu nesta quarta-feira, 18, que é constitucional a proibição de importar carros com mais de dez anos de uso, o que as importadoras vinham fazendo com decisões de primeira instância.

A partir de agora, os importadores terão que se adaptar às normas viagentes. No ano passado, por exemplo, dos quase 74 mil carros usados importados pelo Paraguai, nada menos que 67 mil foram unidades com mais de dez anos.

Este ano, a importação de usados registrou um crescimento de 90% no primeiro trimestre, ante o mesmo período do ano passado, segundo dados da Direção Nacional de Aduanas. Mais uma vez, prevaleceram os mais "idosos".

Em 2017, os veículos com mais de uma década de uso representaram 88% do total de importados; em 2018, 87%. Em números absolutos, no entanto, houve um incremento de 7.807 unidades a mais em 2018 do que em 2017.

Já o número de importados zero quilômetro, que em 2017 foi de 32 mil veículos, subiu para 42 mil em 2018, graças principalmente a uma campanha conjunta, feita por várias importadoras, para financiar carros novos, com valor desde US$ 9 mil, a baixa taxa de empréstimo e prazo de até 60 meses.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.