Taxistas de Ciudad del Este preparam mobilização nesta terça, 16, contra MUV, o uber paraguaio

A crise já reduziu a menos da metade o número de taxistas em Ciudad del Este. Agora, tem o MUV e até estudantes brasileiros com “caronas pagas”.

Apoie! Siga-nos no Google News

A vida parece não estar nada fácil para os motoristas de táxi de Ciudad del Este. Eles eram 2.200, até pouco tempo atrás. Só cerca de 800 resistiram à crise que atinge praticamente todos os setores.

A possibilidade de entrada do aplicativo de transporte MUV (semelhante ao Uber) no mercado deve ter sido a gota d´água. Pra esta terça, 16, eles preparam uma mobilização e vão entregar um documento à Câmara de Vereadores dizendo que consideram a concorrência desleal.

Se você vai fazer compras em Ciudad del Este, talvez se depare com a manifestação. Mas os taxistas garantem que não vão bloquear a ponte e os acessos à cidade. Eles dizem que vão fazer uma passeata – ou carreata – até a Câmara.

A mobilização é organizada pelos Taxistas Unidos do Este. O presidente da entidade, Gustavo Espínola, diz que o aplicativo de transporte prejudica os taxistas e também os próprios mototoristas do MUB, obrigados a pagar uma porcentagem em cada corrida.

Regulamentação

O prefeito Miguel Prieto postou nas redes sociais uma reunião que manteve com representantes do MUV e pediu a opinião dos cidadãos sobre o serviço na cidade, se são ou não favoráveis, considerando preço, qualidade, facilidade de pagamento e outros benefícios.

Os vereadores Javier Bernal e Lilian González anunciaram que estão estudando uma forma de regulamentar o serviço na cidade e que pretendem socializar o projeto com todos os setores, para que a norma municipal beneficie a todos.

Brigas

A liderança dos taxistas admitiu que já houve entreveros com motoristas de MUV nas imediações do Lago da República, porque iam buscar passageiros numa discoteca que funciona ali perto e tinham sido avisados para não fazerem isso. 

Espínola negou que houve agressões, mas um vídeo que circula nas redes sociais mostra um taxista dando um pontapé num motorista de MUV por ter "ousado" levar passageiros de uma região onde os taxistas estavam a postos.

O líder dos taxistas tem bronca também de estudantes brasileiros. Alguns deles levam colegas de faculdade a suas casas ou a clubes noturnos, cobrando um monte mensal pelo serviço.

Fonte: La Clave

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.