H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Paulo Bogler

Testagem mostra que 28% dos iguaçuenses tiveram contato com a covid-19

Testagem mostra que 28% dos iguaçuenses tiveram contato com a covid-19
Última testagem fez 582 exames de sangue

H2FOZ - Paulo Bogler  

Resultado do último inquérito sorológico realizado pelo Grupo de Pesquisa em Vigilância Ativa da Fundação Municipal de Saúde aponta que 28% da população de Foz do Iguaçu pode ter tido contato com o novo coronavírus. Os números foram informados ao H2FOZ pelo diretor técnico do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Fábio Marques.

De acordo com o médico, essa porcentagem representa aproximadamente 70 mil moradores. O inquérito sorológico foi feito nos dias 8 e 9 de junho, com a realização de 582 exames de sangue, do tipo “Elisa”, em diferentes regiões do município, aplicados sem recrutamento ou identificação prévios das pessoas. 

Do total de testes, 162 foram reagentes, e 420 avaliados como não reagentes pela equipe multidisciplinar de saúde. Foi a terceira fase da ação iniciada no município em abril, como parte das estratégicas de combate à pandemia de covid-19. Nova testagem está prevista para acontecer nesta semana, na quinta e sexta-feira.  

“Esse terceiro inquérito mostrou a realidade que correspondia à metade de maio, porque o teste sorológico sempre reflete o quadro de 15 dias anteriores”, explica Fábio Marques. “O resultado mostra que a pessoa teve contato com a doença, desenvolveu a infecção, mas pode ter ficado assintomática”, completa. 

O percentual de resultados positivos cresceu de 4,7% em maio para 28% na testagem sorológica de junho. “Em pouco espaço de tempo, houve aumento expressivo da positividade, de um teste para o outro. Isso mostra o quê? Que a gente está entrando em uma fase exponencial da pandemia. Precisamos de um novo inquérito para confirmar isso”, relata o médico. 

O primeiro inquérito sorológico em Foz do Iguaçu foi nos dias 29 e 30 de abril, com 754 exames e um resultado reagente. Nessa etapa foram usados testes rápidos, que têm sensibilidade de 35%, de acordo com Fábio Marques. Dias 14 e 15 de maio, foram 943 exames sorológicos do sangue, que apresentam sensibilidade de 99%. O resultado foi 35 reagentes e 908 não reagentes. 

Os inquéritos sorológicos constituem uma espécie de radiografia para mostrar o comportamento da pandemia. Contribuem para que as autoridades de saúde adotem políticas públicas e atuem no enfrentamento da doença a partir de modelos de predição, isto é, projeções da evolução futura da doença. 

Últimos números

Conforme dados do setor de epidemiologia desse domingo, 28, Foz do Iguaçu totaliza 754 casos de covid-19. Somente ontem foram 82 novos diagnósticos positivos, um recorde para um dia desde o início da pandemia. A cidade soma dez mortes, a última ocorrida nesta segunda-feira. 

Após a ocupação total dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para pacientes da infecção provocada pelo novo coronavírus, o Hospital Municipal implantou mais cinco leitos, totalizando 25. De acordo com a Agência Municipal de Notícias, outros cinco poderão ser habilitados, caso seja necessário.

Veja Também