H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

UAB em Foz abre inscrições para especialização gratuita em Libras

UAB em Foz abre inscrições para especialização gratuita em Libras
Ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, a formação é na modalidade semipresencial (Foto: Kiko Sierich)

Por Assessoria 

O polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Libras, na modalidade semipresencial. Assim como o curso, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de julho pelo link https://evento.unicentro.br/site/nead-esp/2019/1.

Para Foz do Iguaçu, são 35 vagas disponíveis para o curso, que é ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) por meio de um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a UAB. As aulas serão realizadas a partir de setembro pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e em encontros presenciais agendados no PTI.

O curso tem carga de 480 horas e duração de 18 meses. A matriz curricular é formada pelas seguintes disciplinas: Princípios e Práticas de EaD (30h), Metodologia da Pesquisa (30h), Didática e Educação de Surdos (60h), Fundamentos da Interpretação e Tradução de Libras (60h). Libras I ( 60h), Libras II (60h). Libras III (60h). Libras IV (60h) e Libras V (60h).

O processo de seleção é composto por análise curricular e leva em consideração primeiramente se o candidato possui graduação em Licenciatura ou Bacharelado em Letras/Libras, seguido pelo tempo de atuação na área da educação. Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3576-7030 das 14h às 22h.

 O curso de especialização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) apresenta-se como um aparato técnico e eficaz para o enfrentamento e superação das barreiras comunicacionais da comunidade surda. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/2010, há 9,7 milhões de pessoas surdas no País.

UAB em Foz 

A UAB foi criada em 2006 em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, universidades públicas e municípios com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Brasil. Atualmente 109 universidades públicas estão integradas ao Sistema UAB. Em Foz do Iguaçu (PR) já foram ofertadas 4440 vagas, com a formação de 2417 alunos, 64% deles acima dos 30 anos.

X