Veja o que você vai encontrar em Ciudad del Este nos quatro dias de Black Friday

A partir desta quinta, 14, é uma “nova” Ciudad del Este para os compradores, com mais segurança, conforto e muitos descontos.

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Data

14 (quinta) a 17 de novembro (domingo), das 6h às 19h

Infraestrutura em números

6 avenidas exclusivas para pedestres

3 pontos com serviços gratuitos de primeiros socorros e hidratação (água mineral gratuita aos visitantes)

4 escritórios móveis do serviço de defesa do consumidor

200 voluntários para receber compradores e prestar informações

15 pontos de coleta de lixo reciclável em 3 horários

Expectativa em números

300 mil compradores

5 mil lojas e locais de serviços com descontos

1 milhão de produtos à venda com descontos entre 20% e 50%

Seis avenidas da cidade serão fechadas ao tráfego.

Comércio e turismo

É uma Ciudad del Este cheia de animação e expectativa que espera os turistas-compradores, a partir desta quinta-feira, 14, até domingo, 17, com a Black Friday CDE. Durante os quatro dias, a cidade está preparada para 300 mil visitantes.

E está havendo resposta. A ocupação hoteleira na cidade já atingiu o pico de 90%, depois de meses de queda no setor. O empresário Carlos Jara, da Associação Hoteleira e Gastronômica de Alto Paraná, informou que 60% das reservas foram feitas por paraguaios e 40% por brasileiros e argentinos.

Esses visitantes poderão não apenas fazer compras – 1 milhão de produtos com descontos de 20% a 50% -, como também visitar atrativos da região, como a usina de Itaipu, o Museu da Terra Guarani e os Saltos del Monday, com traslado gratuito a partir do microcentro de Ciudad del Este, segundo José Piris, secretário executivo da Associação Hoteleira e Gastronômica de Alto Paraná.

Os serviços municipais de limpeza foram reforçados, bem como a segurança pública. Também serão fechadas ao tráfego, para que apenas pedestres transitem, as avenidas e ruas Carlos Antonio López, Regimiento Piribebuy, Regimiento Ita Ybate e Regimiento Rubio Ñu, todas situadas entre as avenidas Adrián Jara e Monseñor Rodríguez.

Os motoristas de táxi se comprometeram a facilitar o movimento e deixar livres as vias de pedestres, para garantir comodidade aos visitantes e compradores.

Haverá 15 pontos de coleta de lixo reciclável, foram instalados sanitários químicos em alguns pontos das vias de pedestres e também pontos de apoio, com serviços gratuitos de primeiros socorros e hidratação (água mineral gratuita) e informações. Para quem tiver problemas com os comerciantes, funcionarão quatro postos móveis da defesa do consumidor.

Cerca de 5 mil empresas de comércio, gastronomia e hotelaria, entre outras, aderiram à Black Friday, nesta edição. No microcentro de Ciudad del Este está a maioria (4.796) das lojas que participam da feira de descontos.

Comércio quer que a Black Friday seja a "versão 3.0", este ano. Foto Gustavo Galeano, Hoy

Crise

O prefeito Miguel Prieto lembrou que a cidade passa por uma crise econômica muito prolongada, e que os primeiros afetados são os comerciantes e, depois deles, a grande maioria das famílias de Ciudad del Este, por isso a Prefeitura apoiou a iniciativa.

“Estamos entusiasmados e estamos apostando de verdade que os cidadãos confiem que se está organizando da melhor maneira possível, para que (os visitantes) não apenas encontrem boas ofertas durante esses dias, como também se possa mover um pouquinho a economia", disse Prieto.

Juan Vicente Ramírez, vice-presidente da Câmara de Comércio e Serviços, disse que todo o esforço está sendo feito para que a feira de descontos se torne "a versão 3.0, ou a melhor da América Latina".

Desde 2012

Segundo ele, até hoje, foi a primeira edição da Black Friday, em 2012, que registrou o maior movimento financeiro, com vendas de US$ 380 milhões. Para este ano, a expectativa é de US$ 300 milhões, que ele considera muito positiva.

Ramírez disse que os empresários concordaram em estabelecer descontos de até 50%, mas cada lojista conhece o que tem no estoque e muitos poderão chegar a até 70% na redução do preço em mercadorias como eletrônicos, roupas e calçados, em promoções limitadas ou só em um dos quatro dias da feira.

A Câmara de Comércio e Serviços, organizadora do evento, informou que desenvolvou U$ 30 mil em publicidade, que incluiu folhetos, flyers e outros, além de promoções nos meios de comunicação do Brasil, para atingir o Paraná, Santa Catarina e Sao Paulo. Houve até anúncio no Jornal Nacional, da Rede Globo.

Outro impacto positivo deve ser a repercussão nas redes sociais, no entender de Juan Vicente Ramírez, que ainda não tinham a força atual quando foi realizada a primeira edição.

Fontes: Moopio, La Clave, Agência IP, Hoy e Última Hora

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