Missão atrai empresários do Paraná e Paraguai

Apoie! Siga-nos no Google News

A Missão Empresarial ao Chile atraiu empresários de outros municípios interessados em expandir seus negócios. Resultados da primeira missão empresarial realizada pela associação comercial foram positivos e motivam para a seqüência do projeto que tem viagens programadas nos próximos meses para o norte do Paraná, Santa Catarina e a cidade de Rosário, na Argentina.

Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), em parceria com a Prefeitura de Foz e a Câmara de Vereadores, a Missão Empresarial ao Chile atraiu empresários de outros municípios interessados em expandir seus negócios. Na foto, o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, com diretores da Zona Franca de Iquique

Dono de uma loja de utilidades domésticas e presentes em Faxinal, cidade distante 90 quilômetros de Londrina, Vanderlei Batista, fez sua primeira viagem de negócios internacional. Tenho planos de abrir uma importadora no Norte do Estado e essa foi uma oportunidade de visitar atacadistas, explicou.

Fomos buscar parceiros, visitar empresas e estudar a viabilidade de importar produtos pelo Oceano Pacífico, disse o gerente geral da Casa China, em Ciudad del Este, Caio Caetano de Souza. Segundo ele, uma das vantagens dessa operação via Iquique seria a agilidade, pois a entrega de um contêiner deve demorar cerca de 10 dias, enquanto se a operação é feita direta com a China, o tempo médio de espera das mercadorias é de 60 dias.

A rapidez no desembaraço das cargas também foi apontada como um fator positivo pelo presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues. Ele esteve em Iquique para conhecer a infra-estrutura logística para o embarque e desembarque nos navios que movimentam o porto da cidade. O desembaraço das cargas é feito em poucas horas e essa estrutura pode favorecer a cooperativa que já exporta produtos para mais de 30 países e muitos estão na Ásia, como o Japão e a China, justificou.

Incentivo ao comércio exterior – Segundo o presidente da ACIFI, Wanderley Teixeira, todos os representantes de empresas que acompanharam a missão fizeram contatos importantes. Na avaliação dele, os resultados da primeira missão empresarial realizada pela associação comercial foram positivos e motivam para a seqüência do projeto que tem viagens programadas nos próximos meses para o norte do Paraná, Santa Catarina e a cidade de Rosário, na Argentina.

Teixeira frisou também a participação de empreendedores de outras cidades e também o envolvimento de instituições como a Prefeitura de Foz, Câmara de Vereadores, Itaipu e Adeop. Queremos fortalecer o relacionamento com essas instituições e ampliar a integração com empresários de outras cidades interessados em crescer e trabalhar em conjunto, finalizou.


Cimbessul é apresentado aos diretores da zona franca no Chile

Na viagem à Iquique, no Chile, a comitiva empresarial aproveitou para apresentar o projeto do Centro Integrado de Mercadorias, Bens e Serviços do Mercosul (Cimbessul), que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, dia 1º, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, como alternativa para incrementar as relações comerciais entre as duas cidades. O projeto do novo porto seco possui 300 mil metros quadrados e terá show room com capacidade para 250 empresas.

O diretor-presidente do Cimbessul, Albino Tramujas, entende que a Zofri poderia utilizar um dos armazéns para apresentar as mercadorias e produtos disponíveis em Iquique. Na avaliação do empresário, o corredor de desenvolvimento será beneficiado com a Hidrovia Paraná-Tietê e os portos intermodais.

Foz do Iguacu é o melhor portão de entrada para Iquique aumentar as exportações para o Brasil, garante. Atualmente o País ocupa o 6º lugar no movimento de compras da Zofri.

Estiveram presentes na reunião de apresentação do Cimbessul, o presidente da  Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Wanderley Teixeira; o vereador Pedro Hsu; o representante da diretoria da Itaipu Binacional, Joel de Lima e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste (ADEOP), Acioli Martinhago.

(Pauta Comunicação)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.