Passarela argentina das Cataratas tem novo trecho liberado

Danificado pela cheia de outubro, Circuito Superior já está praticamente restaurado; Garganta do Diabo ainda não tem data para reabertura.

Apoie! Siga-nos no Google News

Responsável pelos serviços turísticos no Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, a concessionária Iguazú Argentina informou, nesse fim de semana, que liberou mais um trecho da passarela do Circuito Superior, que agora totaliza 1.500 metros. Com isso, falta apenas a recomposição de mais uma parte, próxima ao Salto San Martín.

Leia também:
Argentina avalia danos à passarela das Cataratas do Iguaçu
Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
Dia das Cataratas tem visitantes de 41 países no Parque Nacional do Iguaçu

A passarela que passa sobre as quedas-d’água foi danificada pela cheia do Rio Iguaçu, que registrou, no final de outubro, vazão 16 vezes superior à média. Das três trilhas panorâmicas da margem argentina, apenas a do Circuito Inferior, que serpenteia em meio à barranca, não sofreu nenhum tipo de estrago.

Já a passarela argentina da Garganta do Diabo, que teve pelo menos 73 conjuntos de grades arrastados pela correnteza, permanece fechada ao público. A etapa atual ainda é a de análise, uma vez que era preciso esperar pelo recuo do Rio Iguaçu para avaliar a real extensão dos impactos na estrutura.



Fontes da imprensa argentina, como o jornal El Territorio, citam a possibilidade de que a trilha da Garganta do Diabo seja reabilitada ainda antes do final de 2023. Até lá, as opções de passeio no lado argentino das Cataratas são as trilhas do Circuito Inferior, Circuito Superior, Sendero Verde e Sendero Macuco.

Lado brasileiro

No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, em Foz do Iguaçu, todas as trilhas e mirantes estão abertos ao público, que pode também usufruir opções como o passeio Amanhecer nas Cataratas, incluindo café da manhã. A venda de ingressos é feita exclusivamente no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.

LEIA TAMBÉM