H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Manifestantes acampam na frente da Câmara de Ciudad del Este, que pode escolher prefeito interino

Manifestantes acampam na frente da Câmara de Ciudad del Este, que pode escolher prefeito interino
Horas antes de a sessão começar já havia manifestantes a postos.

A Câmara de Vereadores de Ciudad del Este se reúne na manhã desta segunda-feira, 11, para a leitura do ato que destituiu oficialmente a prefeita Sandra McLeod Zacarías, em decisão da Câmara dos Deputados.

Os vereadores podem escolher ainda nesta segunda - ou marcar nova data - o prefeito interino, que ficará no cargo até a eleição, marcada para o dia 5 de maio pelo Superior Tribunal de Justiça Eleitoral do Paraguai.

Manifestantes - a maioria funcionários do município - estão desde cedo no entorno da Câmara, exigindo que a escolha do interino seja imediata. 

Na sessão de hoje, será ignorada a eleição do vereador Celso Kelembu Miranda, feita por por um grupo de vereadores favoráveis à ex-prefeita, que se reuniram na semana passada, em sigilo, na sede da Diretoria de Trânsito.

Onze vereadores devem participar da sessão. Paralelamente, foi formada uma comissão de vários setores sociais e políticos de Ciudad del Este, que ficarão em vigília com relação à sessão de hoje, para decidir se aceitam a decisão dos vereadores ou vão à Justiça.

Além da pressão popular, os vereadores ainda estão sob ameaça da Câmara de Deputados, que poderá designar um funcionário para administrar Ciudad del Este até as eleições.

Fontes: Última Hora e ABC Color