Máscaras de proteção produzidas por projeto da Unioeste/Foz são entregues ao Hospital Universitário

São cerca de 100 face shields produzidas em impressoras 3D, além de grampos para tubos de respiração e lâminas para videolaringoscópio. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 

O enfrentamento à covid-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) ganhou mais um reforço. A unidade de saúde recebeu cerca de cem máscaras de proteção do modelo face shields, produzidas em impressoras 3D, por meio do projeto “Impressoras 3D vs Covid-19”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu.

O material é confeccionado no laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Ao hospital regional, também foram entregues grampos para tubos de respiração, conhecidos como “clamps”, e lâminas para videolaringoscópio. 

Esses materiais são importantes para a prevenção dos profissionais de saúde que atuam no tratamento de pacientes com covid-19. 

“Procuramos oportunizar uma resposta rápida para os materiais que estavam em falta no mercado”, explica o professor Claudio Marquetto, do curso de Ciência da Computação. Foi a primeira entrega de face shields para o hospital. 

Diretor do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira enfatiza a economia para o hospital e o papel da universidade pública nas ações de enfrentamento à pandemia da doença causada pelo novo coronavírus. 

“O custo de se comprar pronto é muito maior, principalmente dos grampos e lâminas para videolaringoscópio, que são essenciais para o processo de intubação, deixando o profissional menos exposto a risco. Essa junção da universidade no combate à covid-19 é extremamente importante e aproxima o hospital dos demais campi”, frisou Rafael. 

O projeto mantido por professores e universitários da Unioeste/Foz conta com o apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e de empresários, que doaram matéria-prima e impressoras 3D.

Conforme a coordenação do projeto “Impressoras 3D vs Covid-19”, a iniciativa já beneficiou as seguintes instituições e segmentos: 

Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL)
Banco de Leite Humano de Foz
UPA João Samek
UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa
UPA Porto Meira
Ministério da Saúde/Secretaria Especial de Saúde Indígena/DSEI LSul
Dentistas
SAMU de Foz
SSPFI
Atenção básica
SIATE de Foz
Diretoria de Receita da Secretaria Municipal da Fazenda da PMFI
Polícia Federal
SETI
SMED-Foz do Iguaçu
Secretaria de Saúde de Itaipulândia

(Com informações da Unioeste)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.