Prefeitura de Foz do Iguaçu segue decreto estadual e fecha comércio a partir de quarta, 1º

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, decidiu seguir o decreto do Governo do Estado e determinou o fechamento do comércio na cidade a partir de quarta-feira, 1º de julho.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Denise Paro
Com AMN

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, decidiu seguir o decreto do Governo do Estado e determinou o fechamento do comércio na cidade a partir de quarta-feira, 1º de julho. O anúncio foi feito durante uma live na noite de terça-feira, 30. Serão mantidos apenas os serviços essenciais, e os supermercados ficarão abertos somente de segunda a sábado.

CLIQUE AQUI PARA LER O DECRETO 28.264/2020

O decreto tem validade de 14 dias, mas pode ser prorrogado, diz Brasileiro.  Na avaliação dele,  muitas pessoas desrespeitaram as medidas sanitárias, fizeram festas mesmo sabendo do risco de transmissão da doença e também não usaram máscara. “Neste momento não nos resta outra alternativa”, afirma. 

Conforme o decreto estadual, a partir de quarta-feira, 1º de julho, ficam restringidas as atividades econômicas consideradas não essenciais (shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas). Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão).

O mercados e supermercados poderão funcionar de segunda-feira a sábado, das 7h às 21h com fluxo de pessoas limitado a 30% da capacidade total. O acesso será controlado por meio de senhas. Apenas uma pessoa de cada família poderá entrar nos estabelecimentos e o ingresso de crianças com menos de 12 anos está proibido.  

Serviços de conveniência em postos de combustíveis estão suspensos, exceto aqueles instalados em rodovias. O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais e os ônibus só poderão circular com quantidade limitada de assentos. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Ainda há dúvidas quanto alguns pontos do decreto, incluindo de atividades religiosas. Essas questões serão esclarecidas na quarta-feira para serem divulgadas à população. Quanto à construção civil, a atividade está liberada, mas o município estabelecerá normas para o transporte e refeição dos trabalhadores. 

Barreiras sanitárias

De acordo com Brasileiro, as barreiras sanitárias instaladas nas regiões do Morumbi, Portal da Foz e Cidade Nova serão retiradas porque a estratégia vai mudar contando que a medida do governo vale para toda cidade. O trabalho da prefeitura será concentrado na fiscalização e monitoramento da doença. 

Conforme a Vigilância Epidemiológica da cidade, está sendo registrado aceleração de casos em todas regiões da cidade, com maior incidência na Leste e Norte. 

A cidade contabiliza 896 casos de covid-19 e 11 óbitos. Só hoje foram 81 confirmações. Entre os casos, 404 estão ativos. O serviço de vigilância tem registrado aumento da transmissão intrafamiliar, ou seja, há adultos jovens se infectando e levando a doença para dentro de casa. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 68,57% e de 35% nos leitos de enfermaria.

Regionais

O Decreto estabelece normas mais rígidas de controle da circulação das pessoas e funcionamento de atividades comerciais em 7 regionais de saúde, área que compreende 134 cidades. Além de Foz do Iguaçu, estão incluídas as regionais de Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina e Toledo.

A inclusão das sete regionais leva em conta um cálculo epidemiológico que considera a taxa de incidência por 100 mil habitantes, o número de mortes pela mesma faixa populacional e a ocupação de leitos de UTI nas quatro macrorregionais de Saúde (Leste, Oeste, Norte e Noroeste).

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

LEIA MAIS

30/06/2020 – Paraná decreta “quarentena restritiva” em Foz e mais seis regiões Coronavírus

30/06/2020 – Turismo de Itaipu volta a fechar seguindo decreto do governo do Paraná 

30/06/2020 – Parque Nacional do Iguaçu será fechado novamente para visitação

30/06/2020 – Marco das 3 Fronteiras interrompe atendimento a partir desta quarta 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.