Região Norte de Foz tem 765 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, acima da incidência no Brasil 

Área passou para situação de “risco”, o terceiro de quatro estágios. Saúde alerta que casos ativos da doença estão em todas as regiões; veja o mapa de concentração. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 

Nessa quarta-feira, 8, o Distrito Sanitário Norte de Foz do Iguaçu passou da situação de “risco intermediário” para a de “risco” considerando a incidência de covid-19. Essa parte da cidade totaliza 765 ocorrências da doença por 100 mil habitantes. No Brasil, esse indicador é de 757. 

O Norte de Foz do Iguaçu reúne bairros como Vila C, Porto Belo, Cidade Nova e Jardim Ipê. Atingem a situação de risco para a covid-19 territórios em que a incidência fica até 50% acima do índice nacional de casos confirmados, sempre considerando como referência o grupo de 100 mil habitantes.

A cidade de Foz do Iguaçu apresenta “risco intermediário”, com 585 diagnósticos para cada 100 mil moradores; na 9ª Regional de Saúde, esse indicador é de 429. Na condição de “baixo risco”, o Paraná tem 296 casos de covid-19 para cada 100 mil pessoas. 

A taxa de incidência, com a definição dos níveis de risco, é usada pelo setor de epidemiologia para definir estratégias de combate à pandemia, envolvendo o número acumulado de casos confirmados. 

As cinco regiões sanitárias de Foz apresentam os seguintes indicadores, totalizados de março a julho (*):

Distrito Sanitário Norte 
Risco – 765 casos por 100 mil habitantes

Distrito Sanitário Nordeste
Risco Intermediário – 521 casos por 100 mil habitantes

Distrito Sanitário Leste
Risco Intermediário – 512 casos por 100 mil habitantes

Distrito Sanitário Sul
Risco Intermediário – 624 casos por 100 mil habitantes

Distrito Sanitário Oeste 
Risco Intermediário – 464 casos por 100 mil habitantes

* Fonte: Painel Coronavírus em 8 de julho – Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal da Saúde.

Casos totais

Foz do Iguaçu soma 1.498 casos confirmados de covid-19, dos quais  954 estão recuperados, 488 fazem isolamento domiciliar, 42 pessoas estão internadas e 14 morreram pela doença.

Mapa do Calor 

Ferramenta de georreferenciamento, o Mapa do Calor indica casos ativos da doença e sua concentração em bairros e regiões da cidade. Atualizado a cada dois dias, aponta o número de pessoas consideradas infectadas pelo novo coronavírus no momento.

O mapa, que é dinâmico e muda conforme o quadro epidemiológico, mostra atualmente maior concentração de casos ativos na Região Leste de Foz do Iguaçu, especialmente nos bairros Morumbi e Campos do Iguaçu. As autoridades de saúde, entretanto, advertem que a doença está disseminada em toda a cidade e reforçam as medidas de prevenção que devem ser adotadas por toda a população.

Mapa do Calor (boletim epidemiológico de 7 de julho):

Fonte: Vigilância Epidemiológica de Foz 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.