Foz é um jardim

Ruas que são túneis formados por árvores belíssimas, avenida com seus plátanos que agora no outono têm suas folhas avermelhadas que vão caindo, anunciando a chegada do inverno. Ipês belíssimos de várias e diferentes colações agora todos floridos neste outono, que é maravilhoso.

Mas Foz do Iguaçu tem a maior área de preservação ambiental da Região Sul no Parque Nacional do Iguaçu, com os restos da Mata Atlântica.

Pássaros de várias espécies com suas belas plumagens e seus lindos cantos acordando-nos todas as manhãs e alegrando todos os nossos dias.

Peixes de várias espécies em nossos rios, grandes e pequenos, objetos de pescarias esportivas ou também como meio de vida para muitos pescadores profissionais.

Na verdade, Foz do Iguaçu está inserida plenamente na natureza, banhada por dois rios que se encontram e dão origem à identificação da cidade, pois é na foz do Rio Iguaçu, no encontro com o Rio Paraná, que estamos localizados.

Aqui o pôr do sol é maravilhoso, tingindo todo o céu de colorações lindíssimas, fenômeno que encanta todos e dá um sentido de grandeza à vida que levamos. Como são belos os nossos dias, durante todo o ano.

Um céu de brigadeiro, azul de grande intensidade, que nos anima a bem viver, sentir o gozo da felicidade e todo o esplendor da vida.Toda essa natureza, com sua pujança e beleza, envolve-nos de uma forma enorme, fazendo com que possamos desfrutar tudo isso no cotidiano. Isso hoje é bastante raro no mundo e deverá ser mesmo algo excepcional no futuro próximo, motivo de nos impulsionar pela preservação ambiental, de sorte a sermos sempre muito próximos, envolvidos mesmo com a natureza que sempre é abundante, de rara beleza.

Tudo isso acaba sinalizando a importância da harmonia entre a sociedade e a natureza, pois esse equilíbrio é vital para a felicidade humana; e assim sabemos como é bom morar em Foz do Iguaçu, uma cidade dentro da natureza, com uma convivência de grande respeito, de intensa amorosidade que a todos faz um bem imenso e traz sempre grande alegria de bem viver e viver bem, sendo esse o caminho futuro de toda a sociedade em todo o mundo.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.