1. Home
  2. Notícias

ABIH alerta para consumo de água em hotéis

A estiagem que atinge o Paraná já compromete o abastecimento de água em várias cidades do Estado. No caso dos meios de hospedagem, a ocasião é também uma oportunidade para disseminar o uso racional dos recursos hídricos entre hóspedes e colaboradores. ABIH orientará hotéis a promover esforço para economizar água.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH / Regional Oeste do Paraná - Boletim Informativo On Line Ano VI - Nº 34 - 03/08/2006  
 
ABIH ALERTA PARA O CONSUMO DE ÁGUA NOS HOTÉIS DE FOZ

A estiagem que atinge o Paraná já compromete o abastecimento de água em várias cidades do Estado e o momento exige esforço de toda a sociedade. No caso dos meios de hospedagem, a ocasião é também uma oportunidade para disseminar o uso racional dos recursos hídricos entre hóspedes e colaboradores.

“É importante a colaboração de todos para diminuir o consumo de água”, diz o presidente da ABIH PR Regional Oeste, Camilo Rorato. Ele cita o exemplo da Rede Deville que mantém um programa de conservação ao meio ambiente e conseguiu reduzir pela metade o consumo médio de água por hóspede entre janeiro e maio deste ano.

Segundo Camilo, a ABIH Regional pretende orientar os hotéis filiados a promover um esforço conjunto para economizar água por meio da divulgação de informações e sensibilização dos hóspedes e funcionários. “Vamos fazer um apelo para que as pessoas adotem novos hábitos e sejam cidadãos mais conscientes. Tenho certeza  de que as pessoas não só vão entender como vão aderir ao movimento da hotelaria de Foz do Iguaçu”, comenta.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lembra que o ideal é que a redução do consumo seja de 20% – o equivalente a 56 litros por pessoa diariamente. Isso significa reduzir em sete minutos o tempo de banho. Se a pessoa toma um banho de 15 minutos, tem de passar a ficar 8 minutos no chuveiro.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba;
- Reduza o tempo no banho com o chuveiro aberto;
- Antes de lavar a calçada, passe uma vassoura;
- Torneira pingando, descarga desregulada, caixa d"água com bóia que não funciona: são alguns tipos de vazamentos que precisam de conserto.
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar. E por enquanto, não lave roupas pesadas, como cobertores e cortinas.
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. Se vir algum vazamento da rede da Sanepar, avise pelo fone 115.

Fonte: Sanepar

SEGURANÇA NAS VENDAS
COM CARTÃO DE CRÉDITO
Para maximizar o nível de segurança dos cartões de crédito e débito como meio de pagamento, a ABIH PR Regional Oeste e a Visanet estão promovendo palestras sobre “Segurança nas Transações com Cartão de Crédito”. A programação teve início na última segunda-feira e segue até amanhã (dia 4) com turmas de manhã, à tarde e à noite para atingir o maior número possível de colaboradores dos hotéis.
 
Nas apresentações eles aprendem os procedimentos corretos para uma venda segura; características e comportamento de fraudadores e itens de segurança dos cartões de crédito. Segundo o presidente da ABIH Oeste, Camilo Rorato, é importante incentivar os estabelecimentos a seguirem procedimentos fundamentais para a realização de vendas seguras. "Temos que evoluir sempre para impedir a ação de fraudades e garantir a segurança das transações", comenta.

A Visanet é líder do mercado, responsável por 58% das transações realizadas com cartão de crédito no Brasil. A empresa está presente em mais de 900 mil estabelecimentos, em mais de 4.850 cidades brasileiras e conta com 104 escritórios afiliados em todo o País. A empresa realizou mais de 1,7 bilhão de transações anuais e, em 2005, o volume financeiro de transações com cartão foi de R$ 92,4 bilhões.

HOSPEDAR 2006
A ABIH PR, Amopar e Sindhotéis de Curitiba, entidades promotoras da Hospedar 2006, contabilizam o sucesso do evento realizado entre os dias 25 e 29 de julho. A segunda edição da feira de fornecedores de Hotéis e Motéis aconteceu em conjunto com a 6ª Feira Sul Brasileira de Gastronomia (Gourmet & Cia). Além de comidas especiais, o encontro teve degustação de bebidas destiladas, novas máquinas e utensílios para o setor. A ABIH Regional participou e conferiu os novos lançamentos para a indústria hoteleira.
 
REUNIÃO NA RECEITA FEDERAL
Hoteleiros filiados à ABIH Regional Oeste e ao Sindhotéis têm reunião marcada na próxima quarta-feira (09), às 17 horas, com o delegado substituto da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Gilberto Tragancin. O encontro será na sede da delegacia com a apresentação do projeto de revitalização da nova aduana na fronteira Brasil – Paraguai, prevista para entrar em operação a partir deste mês.

Os empresários e executivos dos hotéis de Foz do Iguaçu terão conhecimento sobre o funcionamento do sistema de fiscalização, fluxo de veículos e atendimento aos turistas que retornam das compras no comércio de Ciudad del Este.

EFICIÊNCIA NA GESTÃO É DESTAQUE NO 48º CONOTEL
Mais de 800 congressistas são esperados pela ABIH Nacional para debater o tema central do 48º Congresso Nacional de Hotéis, “Hospitalidade e Sustentabilidade”. O ciclo de palestras irá apresentar assuntos como a redução de custos e eficiência na gestão, soluções para operações, distribuição e recursos humanos com os maiores especialistas do mercado. O evento será entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Centro Universitário do Senac, campus Santo Amaro.

A programação do Conotel inclui encontros de integração de entidades do setor, conferências, workshops, rodada de negócios, exposição de produtos, serviços e equipamentos e atividades de confraternização.


Veja os temas que estarão em debate:

- Como receber um hóspede

- Alimentos e Bebidas como diferencial competitivo,

- Lazer e Entretenimento

- 10% de quartos para portadores de deficiência

- Café da manhã obrigatório

- Manutenção, Consumo energético e hídrico, Compras, Desperdícios

- Prevenindo Roubos e Assaltos, Objetos de Valor

- Armazenagem e manuseio de Alimentos

- Identificando as reais expectativas dos hóspedes

- Calculando e otimizando a ocupação hoteleira

- Como Adotar uma Política de Preços Adequada

- Definição de preços aos operadores internacionais

- Técnicas, Habilidades e Conhecimento

- Número de funcionários X remuneração por tipo de estabelecimento

O ciclo será finalizado com uma palestra motivacional intitulada “Uma equipe motivada e sua influência nos resultados”. Mais informações com a ABIH Regional pelo telefone (45) 3573-1238 ou no site: www.conotel.com.br


CHEF´S EXIBEM TALENTO
EM MOSTRA GASTRONÔMICA

Importantes chefs de cozinha mostraram seu talento na 7ª Mostra Gastronômica no último sábado (28) no Bourbon Iguassu Golf Club & Resort. O concurso promovido pela Associação dos Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste (AGABCO), com apoio da Rede Bourbon, teve a participação dos chefs Adelson Lopes, do Rafain Palace Hotel; Marcos Ubirajara de Quadros, do Restaurante Iguassu Ágape (anexo ao Foz Plaza Hotel); Amadeus Reis, do Mabu Thermas & Resort; Julio Marcos de Lima, do Mercure Grand Hotel; Luiz Francesconi, do Hotel Bella Italia e João Lopes da Silva, do Tropical das Cataratas.

Eles prepararam pratos à base de tilápia e foram avaliados pelo júri nos quesitos de criatividade, originalidade e degustação. O prato vencedor foi a “Mousseline de Tilápia”, receita criada pelo chef Amadeu Reis.

“A gastronomia de Foz não deixa nada a desejar a outros destinos turísticos e a mostra vem comprovar que a alta gastronomia também é um dos atrativos da cidade”, disse o presidente da AGABCO, René Sepúlveda. No mesmo dia foi realizado o 1º Concurso de Coquetelaria de Foz do Iguaçu com cinco selecionados.

NEX EXPRESS
Teve início em Curitiba um projeto experimental do Ministério do Turismo voltado para estimular a qualidade na gestão empresarial e melhorar a competitividade das empresas do setor turístico.

A ação será levada aos 81 roteiros priorizados pelos estados para alcançar o padrão internacional proposto no Plano Nacional de Turismo (PNT). A meta é atingir 4.860 empresas em todo o País.

(Jornalista responsável:Andréa David)