Depois do projeto na Tetra Pak, Gustavo foi estagiar na Empresa

Gustavo Medeiros Souza do Nascimento é natural de Iguape – SP e está no décimo período de Engenharia Mecânica na UTFPR Campus Ponta Grossa.

Apoie! Siga-nos no Google News

Gustavo Medeiros Souza do Nascimento é natural de Iguape – SP e está no décimo período de Engenharia Mecânica na UTFPR Campus Ponta Grossa. Ele  conta que a dinâmica da disciplina, que cursou em 2018,  é algo novo no Brasil, em que os alunos têm dois tipos de atividades,  as aulas teóricas em sala de aula e os projetos aplicados.

“O desenvolvimento de soluções para problemas reais para as indústrias da região foi o que mais despertou sua atenção. Para a minha carreira profissional a disciplina foi extremamente importante, pois quando cursei a disciplina de Industry 4.0 desenvolvemos o projeto na Tetra Pak, onde pude conhecer melhor o segmento  e a cultura da empresa, o que me atraiu para um dos meus estágios",  destaca o futuro engenheiro mecânico, que pretende  atuar na área de inovação, voltando-se à indústria 4.0. Hoje, Gustavo faz estágio na Klabin.

Gustavo ressalta que as expectativas, ao iniciar a disciplina, eram as melhores possíveis, pois era a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido  na universidade. “E outro aspecto importante são os temas das disciplinas, Industry 4.0 e EDP (Engineering Design Process) que na nossa universidade eram novidades e essenciais para o cenário de constante mudança  tecnológica e econômica”, ressalta.

Os maiores desafios foram justamente os problemas encontrados dentro da indústria, o que obrigou Gustavo a sair de sua zona de conforto. “O desafio se torna ainda maior e temos que engenhar, realmente criar soluções para os problemas apresentados”.

Entre aquilo que aprendeu durante a disciplina, o acadêmico destaca os desafios técnicos, principalmente na disciplina de Industry 4.0 devido às novas tecnologias,  aliada à análise crítica e mentalidade voltada à resolução de problemas. “Saliento ainda o desenvolvimento de soft skills ou seja, o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe.”

Gustavo define o conteúdo transmitido nesse outro ambiente, longe das carteiras perfiladas, como a evolução da sala de aula. Um novo modo de transmitir o conhecimento  através do desenvolvimento de projetos aplicados,  com a utilização de laboratórios equipados com novas tecnologias (impressora 3D para prototipagem, softwares de simulação) e o estudo de artigos científicos. Com os professores assumindo o papel de mentores os alunos ganham  maior liberdade, espaço para a experimentação e o foco  na resolução de problemas reais.

“Essas disciplinas são fundamentais para os alunos que querem mostrar um diferencial competitivo no mercado de trabalho quando concluírem a sua graduação”, salienta Gustavo.  

O curso de Engenharia mecânica requer um período de estágio obrigatório, como parte da formação e a disciplina proporcionou o contato com várias indústrias, o que ajudou Gustavo a escolher aquela em que gostaria de realizar o estágio. “Essas iniciativas são fundamentais para a evolução das nossas indústrias”, aposta Gustavo. 

 

REPORTAGEM COMPLETA

 

UTFPR aposta na geração Z e acelera a indústria 4.0 com parcerias no Centro Sul do Paraná 

Um brilho no olhar, de quem percebe a capacidade de desenvolver suas habilidades  

União entre Continental e UTFPR é uma 'mão na roda' para indústria e Universidade

Hoje mestranda, acadêmica que entrou 'perdida' na UTFPR estuda os sistemas produtivos sustentáveis na Engenharia de Produção

Depois do projeto na Tetra Pak, Gustavo foi estagiar na Empresa

Estudante de Roraima dá nota dez à experiência inovadora 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.