Gustavo Medeiros Souza do Nascimento é natural de Iguape – SP e está no décimo período de Engenharia Mecânica na UTFPR Campus Ponta Grossa. Ele conta que a dinâmica da disciplina, que cursou em 2018, é algo novo no Brasil, em que os alunos têm dois tipos de atividades, as aulas teóricas em sala de aula e os projetos aplicados.
“O desenvolvimento de soluções para problemas reais para as indústrias da região foi o que mais despertou sua atenção. Para a minha carreira profissional a disciplina foi extremamente importante, pois quando cursei a disciplina de Industry 4.0 desenvolvemos o projeto na Tetra Pak, onde pude conhecer melhor o segmento e a cultura da empresa, o que me atraiu para um dos meus estágios", destaca o futuro engenheiro mecânico, que pretende atuar na área de inovação, voltando-se à indústria 4.0. Hoje, Gustavo faz estágio na Klabin.
Gustavo ressalta que as expectativas, ao iniciar a disciplina, eram as melhores possíveis, pois era a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na universidade. “E outro aspecto importante são os temas das disciplinas, Industry 4.0 e EDP (Engineering Design Process) que na nossa universidade eram novidades e essenciais para o cenário de constante mudança tecnológica e econômica”, ressalta.
Os maiores desafios foram justamente os problemas encontrados dentro da indústria, o que obrigou Gustavo a sair de sua zona de conforto. “O desafio se torna ainda maior e temos que engenhar, realmente criar soluções para os problemas apresentados”.
Entre aquilo que aprendeu durante a disciplina, o acadêmico destaca os desafios técnicos, principalmente na disciplina de Industry 4.0 devido às novas tecnologias, aliada à análise crítica e mentalidade voltada à resolução de problemas. “Saliento ainda o desenvolvimento de soft skills ou seja, o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe.”
Gustavo define o conteúdo transmitido nesse outro ambiente, longe das carteiras perfiladas, como a evolução da sala de aula. Um novo modo de transmitir o conhecimento através do desenvolvimento de projetos aplicados, com a utilização de laboratórios equipados com novas tecnologias (impressora 3D para prototipagem, softwares de simulação) e o estudo de artigos científicos. Com os professores assumindo o papel de mentores os alunos ganham maior liberdade, espaço para a experimentação e o foco na resolução de problemas reais.
“Essas disciplinas são fundamentais para os alunos que querem mostrar um diferencial competitivo no mercado de trabalho quando concluírem a sua graduação”, salienta Gustavo.
O curso de Engenharia mecânica requer um período de estágio obrigatório, como parte da formação e a disciplina proporcionou o contato com várias indústrias, o que ajudou Gustavo a escolher aquela em que gostaria de realizar o estágio. “Essas iniciativas são fundamentais para a evolução das nossas indústrias”, aposta Gustavo.
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