Prefeito reeleito e os problemas de Foz evidenciados na campanha eleitoral

Prof. José Afonso de Oliveira

Primeiramente, parabéns ao Chico Brasileiro pela sua reeleição. Entre tudo o que foi comentado no período eleitoral, vou destacar algumas questões que devem merecer estudos e soluções para a nossa cidade.

Começo com as melhorias necessárias ao transporte coletivo. Sim, existe um contrato entre a prefeitura e as concessionárias que deve, obrigatoriamente, ser discutido visando às melhorias necessárias, pois essa concessão tem se mostrado ineficiente para o atendimento das necessidades de transporte das pessoas. Novos horários, novos itinerários, ônibus especiais para segmentos como saúde, transportando funcionários, médicos e, principalmente, pacientes entre hospitais e centros de atendimento.

Revisão das contratações de prédios para a instalação de órgãos públicos e, no mesmo sentido, projetos e construção de um prédio público que permita alocar todos os órgãos da administração municipal e que seja de fácil acesso para todos os cidadãos. É preciso e necessário economizar, deixando de pagar aluguéis desnecessários.

O mais importante seria resolver as questões pertinentes ao desemprego na cidade. Nomear uma comissão com prazo preestabelecido para discutir a questão e apresentar as possíveis soluções. Paralelamente a isso buscar contatos com empresas para investir na cidade e, ao mesmo tempo, gerar empregos locais na produção artesanal e de bens alimentícios para o atendimento imediato dos cidadãos e da rede de restaurantes, bares e hotéis.

Ainda nesse sentido, manter um diálogo permanente com a Itaipu Binacional para a solução final da questão do prédio da Unila, discussão já a respeito dos royalties que serão matéria de mudança em 2023, buscar junto ao PTI áreas de inovação e empreendedorismo, criando empregos.

Efetuar melhorias no setor de saúde, gerando um melhor atendimento, zerando as filas de espera de atendimento, ampliando os setores de atendimento nas UPAs e no Hospital Municipal.

Esses são alguns dos itens que apareceram nas campanhas eleitorais de vários partidos, sinalizando, com a devida clareza, as necessidades que agora devem ser retomadas, discutidas e devidamente solucionadas para o bem de todos, entendendo que o prefeito eleito representa e, portanto, atende todos.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.