Natal na Terra das Cataratas

Este é um momento muito especial e agora, mais do que nunca, com grande significado. Foto Sara Cheida/IB

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Está muito bonito todo o processo realizado para enfeitar a cidade para as comemorações natalinas e de final de ano. Como inovação temos a descentralização das iluminações e festejos, não mais concentrados em um só local, mas ao serem realizadas em vários pontos da cidade vão permitir uma melhor participação de todos os cidadãos.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Este é um momento muito especial e agora, mais do que nunca, com grande significado. Sim, comemoramos todo o sentido de uma festa cristã de grande importância e significado ao mesmo tempo em que também estamos, de alguma maneira, retornando às nossas vidas normais, após a pandemia; se for possível viver essa realidade, que ainda é bem duvidosa.

Mas em tudo isso temos o significado também de união de todas as pessoas da cidade buscando novas formas que possibilitem superar as dificuldades que estamos vivendo. Além disso, como somos uma cidade turística, estamos tentando atrair visitantes nesta época do final de ano a fim de incrementar, ainda mais, toda essa atividade que é a base de nossa economia.

Porém as luzes e seu deslumbramento trazem dois sentidos importantes. O primeiro é que estamos na cidade maior produtora de energia do planeta e, assim, têm todo sentido essas festividades muito bem e maravilhosamente iluminadas.

Em segundo lugar, e de igual importância, essa iluminação da cidade agora já mais perto do verão, momento em que a iluminação solar é muito mais intensa e de maior exposição, fazendo com que possamos ligar essa conexão entre a realidade que estamos vivendo neste momento com a cidade toda iluminada e com a natureza que também nos ilumina mais intensamente.

É necessário que essa luz que nos ilumine possa também ser um sinal de uma nova esperança para todos os nossos cidadãos que estão muito vulneráveis a tudo o que está ocorrendo, vivendo no desemprego, na extrema miserabilidade, e que tenham motivos para conseguirem sair dessa situação, mas que também possamos construir boas propostas nesse sentido.

Que todos nós possamos desejar boas festas esperando dias melhores para todos, indistintamente, e que agora novas situações de nossa sociedade possam ser criadas de sorte a superarmos a crise que estamos vivendo, construindo uma nova e boa sociedade.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.